domingo, 13 de abril de 2008

Casal dos EUA processa Google

Um casal de Pittsburgh, nos Estados Unidos, processou o Google por invasão da sua privacidade. O caso refere- -se a um modelo de visualização em que a habitação do casal é facilmente vista no modelo Street View do Google Maps.

Aaron e Christine Boring acusam a empresa conhecida pelo seu motor de busca de invasão da privacidade quando, segundo alegam na queixa, adquiriram a casa para desfrutarem do "desejo de privacidade" e que as imagens lhes causaram "sofrimento mental".

Em Outubro de 2007, a cidade passou a estar no Street View do Google, que permite a visualização de imagens fotográficas dos locais registados. O casal entendeu que a sua privacidade foi violada e o valor da sua casa desvalorizado. Pedem 25 mil dólares de indemnização e que as imagens sejam removidas e destruídas.

O Google fotografa as ruas e edifícios para conseguir imagens com definição suficiente para serem mostradas no Street View do Google Maps. A empresa explica igualmente que esse tipo de imagens pode ser retirado quando é apresentada uma razão plausível. Mas o advogado do casal, Dennis Moskal, refere que o problema se relaciona com a invasão da propriedade dos Boring pelo veículo do Google, que ali entrou para a fotografar.

O Google recusou comentar o caso por ainda estar em processo judicial, mas salientou ter divulgado vários avisos sobre a forma de remover este tipo de imagens.

O processo surge após o Departamento de Defesa dos Estados Unidos também ter proibido o Google de mostrar imagens de instalações militares que possam comprometer a segurança nacional, neste caso registadas por fotografias via satélite. O responsável de comunicação da empresa, Larry Yu, assegurou que se tratava - em ambos os casos - de um erro e que as imagens seriam retiradas, tal como sucede geralmente a quem se queixar.

A facilidade do Google Maps em mostrar imagens do mundo raramente vistas e divulgadas levou alguns sites a agregarem essas imagens para as divulgar na Internet. Um exemplo é o Map of Strange (www.mapofstrange.com) que apresenta uma selecção de imagens. Em http/streetviewgallery.corank.com são também visíveis algumas situações "divertidas" conseguidas através da fun-cionalidade do Street View no Google Maps.

Apesar da legítima indignação dos Boring, trata-se de uma estranha forma de registar momentos para o futuro com tecnologia do presente.

Sem comentários: